quarta-feira, 19 de novembro de 2008

E é dada a largada!


"Sua Vida me Pertence", assim se entitulava a primeira telenovela brasileira exibida na TV Tupi de São Paulo. Com a duração de pouco menos de dois meses (21 de dezembro de 1951 - 15 de fevereiro de 1952) a novela ia ao ar duas vezes na semana e - o mais impressionante - ao vivo, no horário das 20h. Alguns de seus atores brilharam e brilham até hoje na nossa telinha (Lima Duarte,Dionísio de Azevedo, Lia de Aguiar, entre outros). O primeiro beijo - um "selinho" - da televisão brasileira aconteceu nessa novela entre os protagonistas representados por Walter Foster (também diretor e autor da trama) e Vida Alves. O enredo girava em torno do despertar da paixão de um homem mais velho (Foster) por uma jovem garota (Vida).

Onze anos mais tarde foi ao ar a primeira telenovela brasileira a ter exibição diária foi "2-5499 Ocupado", apresentada pela TV Excelsior de São Paulo no horário das 19h30. Sua estréia foi em Julho de 1963, à principio a trama era exibida apenas às segundas, quartas e sextas.O autor era o argentino Alberto Migre com texto adaptado para o português por Dulce Santucci. Em Setembro de 1963 a TV Excelsior do Rio de Janeiro passou a exibir-la diariamente, nessa novela pela primeira vez os atores Tarcízio Meira e Glória Menezes (foto)formaram um par romântico.

- ‘Alô’.
- ‘2-5499, bom dia’.
- ‘Perdoa-me, foi engano’.
Assim foi o primeiro diálogo da novela e também o primeiro contato entre o par romântico.

Enredo da novela:

Detenta que trabalha como telefonista num presídio atende uma ligação de um homem e descobre que era engano. Pelo pouco que conversam e apenas pelas suas vozes, os dois se apaixonam sem nunca terem se visto.Mas ele, o advogado Larry, não imagina a condição da moça, Emily.



quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Boas vindas!

Sejam bem-vindos. Ao contrário do que possa parecer com esse nome (DJ Bruxinha) este blog tem a finalidade de discutir telenovelas brasileiras.

É interessante notar como as telenovelas exibem um conteúdo que ao mesmo tempo que agenda assuntos na sociedade os seus autores também são influenciados pelos seus telespectadores a colocar 'em pauta' assuntos emergentes.

Podemos citar aqui só a título de exemplo o caso das lésbicas Rafaela e Leila - representadas pelas atrizes Christiane Torloni e Silvia Pfeifer - na telenovela global das 20hrs "Torre de Babel"(1998). O casal foi "explodido" no quadragésimo sétimo cápitulo da novela, até então um casal de lésbicas era um tabu - embora para muitos continue sendo - para a grande maioria da população brasileira.Anos mais tarde na telenovela "Mulheres Apaixonadas" também global e das 20hrs eis que surge um outro casal lésbico Clara e Rafaela - aqui representadas por Alinne Moraes e Paula Picarelli - elas não "explodiram" (piadinha infame) pelo contrário o amor delas superou todo preconceito e todas armações feitas para separá-las (como todo e qualquer casal de novelas) e ainda (me corrigam se eu estiver errada) terminaram juntas.


É isso ai!

Esse é apenas uma das inúmeras coisas que discutiremos aqui!

Inté mais!

Bjoks/beijomeliguem